segunda-feira, 30 de março de 2009

Parar

É incrivel as coisas que conseguimos observar se conseguirmos realmente «parar», durante o nosso, sempre, atarefado dia!
Hoje eu estava «parada», à espera do meu amigo comboio (com destino a Guimaraes:]) e reparei em coisas tão simples e tão belas.
Um grupo de idosos, que muito provavelmente estaria a ter uma visita guiada pelo Porto(a julgar pelo rapazito que seguia à frente destes e que ia acenando para os diversos locais por onde passavam...). As senhoras sorriam, e em cada sorriso me diziam que era possivel envelhecer de uma forma feliz, e que eu nao precisava ter medo do futuro.
Havia uma beleza infindavel em cada traço daquelas faces...
Vi tambem um miudo, num carrinho, que me seguiu com o olhar, enquanto o pai continuava o seu caminho, levando com ele aquele menino que me observava, talvez porque achasse estranho ver-me sentada no chao a sorrir para ele!!
Enquanto saboreava os meus M&M's, uma pomba passeava, entre a multidão. Caminhava como se um de nós se tratasse... Nao tinha medo. Eu gostei dela. E tenho a certeza que ela gostou de mim, e do meu M&M azul :)
Por vezes, eu consigo parar. Nao porque quero. Mas porque preciso, porque é algo que ja é inato a mim.
Gosto de olhar tudo o que me rodeia, porque cada um de nós merece ter a atenção de alguém, merece estar no pensamento de alguém, nem que apenas por uns minutos, fracções de segundos... Eu não me importo de dar a minha atenção na rua, no metro, no comboio, ás dezenas de pessoas que por mim passam todos os dias.
Gosto de imaginar o que terá sido a vida delas até aquele momento, e gosto de ter a sensaçao de que consigo perceber o que sentem naquele momento.
Porque todos estamos e vivemos num mesmo planeta, e as pessoas, e cada pessoa, tem a sua historia, e tem algo para contar acerca das suas experiencias, tal como eu , aqui, hoje!

«This is like gold in the air of summer»

6 comentários:

  1. Olá Jane... =)

    Como te acabei de dizer na nossa conversa, gostei muito deste teu texto. Identifico-me muito com ele. Apesar de já não parar assim dessa maneira à algum tempo.

    A rotina diária, os stresses da vida entre outras coisas que nos ocupam todo o tempo(é mentira, mas tão convincente que desespera. Há sempre tempo para coisas boas) tornam a vida monótona e faz com que cada dia seja "apenas mais um dia".
    Depois vem o cansaço... e com ele tudo aquilo que corre mal na vida.

    Não me sinto muito confortável com este cenário da minha vida.

    Mas este texto fez-me pensar. E ganhar alento para reaver a alegria presente em mim que anda escondida em algum sitio que não a consigo encontrar...

    Amanha vou acordar e vou me lembrar deste texto. Tenho a certeza que vou tentar perder algum tempo para parar. E pensar unicamente em coisas boas. Abstrair-me de tudo o resto e encarar o futuro com um novo alento... =)

    ... tinha de deixar alguma coisinha neste teu texto...

    =)

    Beijinho Joaninha... upps! Jane, queria eu dizer...

    E um abraço...

    Até já...

    ps: apesar de não deixar marcas, passo aqui no teu cantinho(partilhado com a nossa pequeninha) muitas vezes. Diria várias vezes ao dia... =)

    ResponderEliminar
  2. és tão linda:)

    Imagino-te muito bem, mal sentada no chão, pernas abertas, cordões mal apertados:), musiquinha nos ouvidos sempre...mas o teu olhar, a tua ternura, são a coisa mais simples e genuina que alguma vez encontrei na vida!

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  3. é assim izzie, eu estava com os cordoes mal apertados, com os phones, agora pernas abertas..... nah :)

    ResponderEliminar
  4. Oh Joaozinho:)

    Sempre tão ternurento...

    Eu e ela somos as tuas dores de cabeça:)

    Mas olha, resposta a isto, só tenho uma :)

    Gosto muito de ti Joazinho, estas para sempre AQUI <3

    ResponderEliminar
  5. Quais dores de cabeça quais quê???

    Ganha juízo nessa cabeça...

    Gosto muito de vocês oh parola =)

    Obrigado por estas palavras...

    Tu também estás cá dentro Joaninha...

    Beijinho... =)
    E mais um abraço

    ResponderEliminar
  6. ola jane,
    com este magnifico texto conseguiste retratar na plenitude o porque de o meu blogue chamar "Olhar Desinteressado" pois experiencias com estas eu tenho varias vezes e adoro fazer isso parar no tempo olhar desinteressadamente em redor...
    parabens pelo texto e continua com excelente escrita!!

    Beijoca Desinteressada para ti(Jane)

    ResponderEliminar