sábado, 9 de julho de 2011

Parabéns!

Hoje é o teu dia! Já passou tempo demais para que nos pudessemos habituar à tua ausência. Continuamos a sentir que estás aqui. E até quando alguma situação mais cruel nos relembra que partiste, sentimos que foi apenas ontem, e que voltarás, amanhã, ou então no dia seguinte.

Por aqui as coisas continuam iguais, tal e qual as deixaste. Os jantares, os convivios acontecem e nunca ninguém os perde. Os lugares na mesa são os mesmos, o teu lugar é o mesmo, como sempre será.

Quanto a ele... Bem, está enorme, grande, entroncado, tal e qual o pai. Cortou o cabelo, e tirou nota 4 a tudo. Aposto que te sentes orgulhosa desta mudança. Vive intensamente o downhill e o pai leva-o a todas as provas que ele quer participar.

A avó e o avô continuam divertidos um com o outro, e muito preocupados e protectores com toda a familia, como é o habitual. A avó, sempre que pode, fala-nos de ti, coloca a cara ligeiramente inclinada, ajeita os óculos e suspira, olhando os sapatos que traz calçados. É o jeito dela sentir saudades tuas. O Mateus está grande desde da ultima vez que o viste, fala com uma expressividade única, adora animais tal como o pai, e só quer viver fora de casa. A tia Lola continua baixinha e despachada, sempre a reclamar das 3 crianças que tem em casa!

Uns meses depois de partires, a tia Carla teve o Rafael, ele fez o mês passado 2 anos, tem a cara do tio Carlos, e já sabe distinguir todas as cores. É muito bem educado, e raramente faz birras. Devias vê-lo na hora das refeições, é sem dúvida um Almeida.

A tia Luisa e o tio Miguel vivem na casa nova também, a tia Luisa continua a ser mesmo carinhosa e o tio Miguel um calmeirão. Fica aqui um segredo, ela está a tentar gravidar já há algum tempo. Ficamos por aqui à espera da boa nova! Uma das grandes novidades, é que a tia Susana e o tio Nelo foram finalmente pais. O processo de adopção chegou ao fim, e temos o Henrique e o Diogo na nossa familia. Adaptaram-se perfeitamente a nós, têm todo o amor que uma criança pode pedir, no meio de uma familia, e os tios estão a fazer um óptimo trabalho com eles. O tio Adriano deu um carro à Paulinha e ela já tirou a carta. A Filipa começa este ano o ano de finalista, e o Jorge continua a trabalhar em Lisboa à semana. O Vitor e a Leandra estão a viver juntos, e deram-me uma enorme felicidade, senti-me completamente comovida quando a recebi. Estão a tentar ter um filho e querem que eu seja a madrinha. Não sabes como é bom para mim, finalmente ter um laço mais próximo e de maior responsabilidade para com uma criança. A Patricia ainda nao arranjou emprego na área dela, mas esta a trabalhar e no fundo até gosta do que faz. A Ana e a Luisa continuam as mesmas popstar's de sempre! Aqui em casa está tudo bem, começamos finalmente as obras. A minha mae continua a mesma stressada de sempre, mas a melhor mae do mundo. (Ela saiu á pouco de casa, foi passar o fim de semana fora com o meu pai, passou a visitar-te antes, e deixou-te uma lembrança nossa). Quanto a mim, terça feira termino a minha licenciatura, finalmente!

Parece que ainda hà pouco tempo estava a começá-la, vivia ainda numa angustia bastante grande. Tu ajudaste-me muito nessa fase. Ficaste cá internada e eu ia visitar-te todos os dias, ficavamos a conversar durante muito, muito tempo. Enquanto aqui estavas, eu tinha sempre um bocadinho de casa comigo.

No meu dia-a-dia, vejo-te muitas vezes. Reconheço o teu sorriso em estranhos que por mim passam na rua, reconheço os chapéus que usavas, mas em pessoas que não são tu. Sempre que isto me acontece, imagino-te , imagino-te envelhecer, aqui, connosco. Tenho a tua imagem nitida em mim, a tua voz e as coisas que dizias.

Tia, hoje, tens cá em baixo uma familia inteira que acordou e disse baixinho : Parabéns, Graça!